A Celg D aparece em 28° lugar entre 33 grandes distribuidoras de energia do País em ranking de desempenho divulgado hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O levantamento refere-se à qualidade do serviço prestado ao longo de 2011. A campeã foi a Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Segundo a Aneel, no período de janeiro a dezembro de 2011, foram avaliadas todas as 63 distribuidoras divididas em dois grupos, sendo 33 no mercado anual de energia com mais de 1 TWh (terawatt hora), e 30 no mercado anual abaixo de 1 TWh. A pior colocação no grupo das maiores foi das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), 33º.

O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Dessa forma, pode-se afirmar que as distribuidoras mais bem colocadas possuem, na média, melhor continuidade do serviço em relação às demais.

O POPULAR já mostrou em reportagens no ano passado que o serviço prestado pela Celg estava abaixo das metas estabelecidas pela agência reguladora. Os dados mostram que o goiano ficou em média 22 horas e 27 minutos sem luz em 2011, enquanto a média nacional foi de 18 horas e 42 minutos. A meta para 2011 era de 16 horas e 22 minutos. A média de queda de energia foi de 18,51 em Goiás, enquanto no País a média foi de 11,16. A meta era de 13,61.

De acordo com a Aneel, o ranking inédito é um instrumento que incentiva as distribuidoras a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. "A publicação também contribui para aumentar a transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentiva o envolvimento da sociedade neste processo", informa a agência.

Ranking
1º COMPANHIA ENERGÉTICA DO CEARÁ
2º COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO
3º CAIUÁ DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA
4º COMPANHIA ENERGÉTICA DE PERNAMBUCO
5º COMPANHIA PAULISTA DE FORÇA E LUZ
5º COPEL DISTRIBUIÇÃO
7º EMPRESA ENERGÉTICA DE MATO GROSSO DO SUL
8º COMPANHIA ENERGÉTICA DO RIO GRANDE DO NORTE
8º COMPANHIA PIRATININGA DE FORÇA E LUZ
10º ENERGISA MINAS GERAIS - DISTRIBUIDORA DE ENERGIA
11º ELEKTRO ELETRICIDADE E SERVIÇOS
12º RIO GRANDE ENERGIA
12º ESPÍRITO SANTO CENTRAIS ELÉTRICAS
14º BANDEIRANTE ENERGIA
14º ENERGISA PARAÍBA - DISTRIBUIDORA DE ENERGIA
14º AMAZONAS DISTRIBUIDORA DE ENERGIA
14º CENTRAIS ELÉTRICAS MATOGROSSENSES
18º AES SUL DISTRIBUIDORA GAÚCHA DE ENERGIA
19º CELESC DISTRIBUIÇÃO
20º CEMIG DISTRIBUIÇÃO
20º COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA
22º COMPANHIA ESTADUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
23º ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SÃO PAULO
24º COMPANHIA DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DO TOCANTINS
25º AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS
25º CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA
27º CEB DISTRIBUIÇÃO
28º CELG DISTRIBUIÇÃO
29º ENERGISA SERGIPE - DISTRIBUIDORA DE ENERGIA
30º COMPANHIA ENERGÉTICA DE ALAGOAS
31º LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE
32º COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ
33º CENTRAIS ELÉTRICAS DO PARÁ