As artistas Liliane Portugal (@stileperfetto) e Tânia Campos (@nhachitadesign) compartilham quatro projetos que prometem deixar a casa mais bonita e sem complicação. Afinal, esse é o lema do Do It Yourself (DIY). Arregace as mangas e embarque com a gente!

1- Porta-guardanapos clássico

Sabe aquela mesa para impressionar os convidados? Esse é o porta-guardanapo. Liliane ensina como unir as pérolas e finalizar com broche poderoso, dando à peça um ar sofisticado. 

Materiais:
21 pérolas n° 12
1 rolo de fio de anzol n° 0,4
Broche a sua escolha

Como fazer: corte 60 cm do fio de anzol. Pegue de três em três pérolas. Coloque as primeiras três no anzol, na quarta trespasse o fio para o outro lado. Coloque mais duas. Repita o processo com as 21. No final, passe uma ponta do fio para o outro lado e dê um duplo nó. Para esconder o nozinho, passe o fio dentro da abertura da pérola e puxe para dentro. Corte o que sobrou. Agora basta abrir o alfinete do broche e prendê-lo entre as pérolas.

Custo médio: oito reais

2- Porta-guardanapo colorido

Em dois minutos, esse DIY está pronto. E a dificuldade, qual é? Escolher a louça que vai compor melhor com o porta-guardanapo.

Materiais:
2 pérolas n° 12 ou n° 14
Argola de metal (compra-se em casas de bijoux) 
Strass tamanho SS10
1 tulipa (é opcional. Ela dá o acabamento na base da pérola)
Cola para bijuteria

Como fazer: cole o strass na pérola e deixe secar um pouco. Passe cola na extremidade da argola e encaixe a tulipa, caso opte fazer com ela. Se não, basta passar a argola na abertura da pérola. Uma vez presa a tulipa, passe cola na base e encaixe a pérola.

Custo médio: 0,40 centavos

Caixa porta-joias 

O resultado do passo a passo é uma caixinha que serve tanto para guardar seus acessórios como para presentear alguém. Brinque com a composição de tecidos para deixar o porta-joias com a sua cara.

Materiais:
1 caixa crua com divisórias
1 lixa de madeira fina
1 vidro pequeno de tinta branca PVA
Cola branca de secagem rápida ou verniz acrílico
Tinta PVA da cor desejada
1 pincel médio
1 pincel pequeno
Pés de resina
Aviamentos para a decoração
1 pacotinho de meia pérola (tamanho a escolher)
Tinta dourada em spray

Como fazer: comece lixando a caixa de MDF cru para deixá-la bem lisinha. Passe a tinta branca de PVA, que serve como base para cobrir a caixa. Deixe secando de um dia para o outro.  Com a caixa já seca, passe três ou quatro demãos da tinta escolhida. Após ter secado completamente, use o verniz acrílico ou a cola branca misturada em um pouco de água para envernizar. Hora de decorar: solte a imaginação para compor com as rendas e pérolas. Tânia dá a dica de começar colando a renda sempre nos cantinhos. Isso ajuda no acabamento. Depois que a caixa já estiver decorada com tecidos, aplique as pérolas. Cole os pés de resina que já foram pintados com a tinta dourada em spray. Deixe secar por pelo menos uma hora. 

Custo médio: 25 reais

Difusor de ambientes

Quer deixar a casa com um cheirinho incrível? O difusor ainda tem um frasco todo decorado. 

Materiais:
1 vidro para difusor
Base para perfume
Essência que mais gostar
Rendas variadas
Cola branca de secagem rápida
Meia pérola e bolinha dourada para decorar
Fio dourado 
1 pincel médio
1 pincel pequeno

Como fazer: cole as rendas a partir da base do frasco e vá intercalando os tipos. Feche com a que começou. Faça o processo de impermeabilização do tecido (cola branca + água ou verniz acrílico). Cole pérolas na junção das rendas para dar acabamento. Finalize dando um laço ao redor da tampa com o fio e as bolinhas dourados. Para a fragrância basta misturar a base de perfume e a essência em um recipiente (vale usar garrafa pet) e colocar o líquido, com o auxílio de um funil, dentro do frasco já enfeitado.

Custo médio: 30 reais