A semana vai começar seca em pelo menos 11 estados e no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% em todo o Centro-Oeste e também em São Paulo, Minas Gerais, no Tocantins, Pará, em Rondônia, na Bahia, no Piauí e Maranhão.

No Norte do país, a temperatura pode variar entre 14 °C e 37 °C durante a semana. No Nordeste, a máxima prevista é 36 °C e a mínima, 12 °C. No Centro-Oeste, a temperatura pode cair até 2 °C até sexta-feira e chegar a 36 °C nos períodos mais quentes do dia.

Há possibilidade de geadas em pontos isolados de Mato Grosso do Sul. No Sudeste, a máxima prevista é 36 °C e a mínima, 1 °C. Há um alerta especial para ventos fortes e declínio da temperatura em São Paulo.

No Sul, a temperatura não passa dos 22 °C e pode cair até -4 °C. O Inmet alerta para chuva moderada a forte no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Para quarta (3) e quinta-feira (4), há ainda previsão de geada nos três estados.